top of page
  • Equipe Carregar

Dicas para procurar o melhor veículo elétrico para você!

Atualizado: 4 de abr. de 2023


O Brasil já apresenta uma frota de 100 mil veículos, entre carros totalmente elétricos e híbridos, com uma perspectiva de crescimento para os próximos anos. Segundo um estudo da consultoria Kearney, em parceria com a General Motors, é estimado que o Brasil terá aproximadamente uma frota de 5,5 milhões de carros elétricos até 2035.

No artigo da Carregar de hoje você conhecerá as principais dicas para escolher o melhor veículo elétrico para você!

Conheça os principais EVs e modelos exemplo:

Sabendo que EV (Electric Vehicle) é a sigla em inglês para “Veículo Elétrico” para modelos de carros que usam eletricidade para locomoção. Entenda os principais tipos e modelos :

  • BEV (Batery Electric Vehicle) – Veículo Elétrico a Bateria usa, obrigatoriamente, um banco de baterias para alimentar os motores. Exige recarga externa, através de tomada apropriada para carregadores, sejam eles rápidos ou não (wallbox 7.4, por exemplo). Exemplos BEVs: Audi e-tron Fiat 500e, JAC e-JS1, Nissan Leaf, Porsche Taycan e Volvo XC40 Recharge.

  • HEV (Hybrid Electric Vehicle) – “Veículo Elétrico Híbrido”, tem como característica o uso combinado de um motor a combustão e unidades elétricas. Neles o combustível, como gasolina, tem a função de gerar eletricidade para as baterias através de frenagens regenerativas. Traz alguns benefícios de ser um EV, como ser mais silencioso que o carro à combustão, mas não elimina a necessidade de abastecer o carro com combustíveis comuns (álcool, gasolina, diesel). Exemplos de HEVs: Toyota Corolla, Corolla Cross e RAV4.

  • PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – “Veículo híbrido com plug” ou híbrido de recarga externa é similar ao HEV, mas também demanda recarga externa das baterias, em tomadas ou eletropostos. Exemplos de PHEVs: Jeep Compass 4Xe, Volvo XC60 Recharge e Porsche Panamera e-Hybrid.

  • MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) – “Veículo Híbrido Leve” ainda prioriza o motor a combustão, mas tem um pequeno motor elétrico para auxiliar a unidade térmica em algumas situações, como fornecer potência extra. Neste tipo o foco é só ajudar a economizar combustível. Exemplos de MHEVs: Kia Stonic e Range Rover Evoque.

Avalie a Bateria

Em geral, as montadoras oferecem uma garantia de 8 anos ou 160 mil km para as baterias que alimentam os veículos elétricos. Vencendo esse prazo, já não são mais realizados reparos obrigatoriamente nas oficinas das concessionárias. Por isso, fique atento ao período de garantia, comparado ao seu perfil de uso do carro.

Outro ponto importante, especialmente se estiver interessado em um veículo elétrico usado, é sobre o estado da bateria, principal componente do carro elétrico. Confirme se toda revisão foi realizado um diagnóstico da bateria que atesta seu real estado de vida e mantenha essa rotina de verificação. Portanto verifique se há esse relatório ao negociar um carro usado.

Saiba como vai recarregar

Atualmente existem carros no mercado que são 100% elétricos ou híbridos plug-in. Ambos os tipos precisam de recarga. Você já pensou em como e onde carregar?

Na hora de escolher, é imprescindível pensar onde e quais condições necessárias para instalar um sistema próprio de recarga em sua residência, afinal 90% das recargas veiculares ocorrem em casa. Principalmente se você mora em condomínios residenciais, que precisam de uma análise de capacidade e avaliação de alternativas comuns a todos os interessados (ainda que você seja o primeiro!). Se você vai utilizar o carro elétrico para viagens, avalie onde há pontos de carregamento, em estabelecimentos comerciais, ou até mesmo no seu condomínio.

Manutenção acessível

Para todos aqueles que desejam escolher um carro novo, independente do tipo, um fator crucial é a facilidade de manutenção. Os carros elétricos, tem menos componentes quando se pensa em complexidade de manutenção. Entretanto, pelo recente crescimento ainda não tem uma estrutura ampla de manutenção nacional, especialmente fora dos grandes centros. Sugerimos que procure modelos de fabricantes mais abrangentes e mantenha a agenda de manutenção preventiva atualizada.

A grande responsável pelo elevado preço dos carros elétricos, em relação aos a combustão, é o custo da bateria. Contudo, os carros elétricos podem ter um custo de revisões até 87% menor que os modelos tradicionais e isso também deixa esse veículos mais atrativos.

Autonomia

Se você é daqueles que vai adquirir um carro elétrico e percorre grandes distâncias diariamente, você precisa ter a certeza que terá ao menos um ponto de recarga em casa e, talvez ao longo do caminho.

Considere seu perfil de consumo ao escolher um carro elétrico. Há quem queira um veículo no dia a dia, outros para viagens longas ou, até mesmo, só para distâncias e passeios curtos diários.

No Brasil, temos modelos 100% elétricos que podem chegar a uma autonomia de até 400 km, sem necessidade de recarga, mas ainda há variação de autonomia entre os fabricantes e tipos de EVs. Lembrando que a aceleração desses modelos impacta muito na sua autonomia. Na hora de escolher o modelo elétrico ideal para você, avalie bem as marcas disponíveis no mercado e veja qual se adequa mais ao seu perfil.

Saiba mais: Quais são os modelos de carros elétricos mais vendidos no Brasil? Já escolheu seu veículo elétrico? Agora conte conosco para encontrar a melhor solução de recarga para você, seu condomínio ou seu negócio. Consulte-nos! Aproveite para deixar seu comentário e sugestão! Queremos saber o que considera mais importante na hora de escolher um veículo.



9 visualizações0 comentário
bottom of page