O Conselho Nacional dos Bombeiros (CNCGBM | LIGABOM) lança Diretriz Nacional para Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE)
- Anna Neves
- há 1 dia
- 2 min de leitura

🔌 A Diretriz Nacional publicada em 26/08/2025 traz avanços para Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos em condomínios. O documento é um avanço importante, mas reitera a responsabilidade técnica essencial à prestação de serviços ao setor de recarga.
O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros (CNCGBM | LIGABOM) publicou a Diretriz Nacional sobre Ocupações Destinadas a Garagens e Locais com Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE), que passa a vigorar oficialmente em 180 dias. Entretanto, desde já, condomínios interessados em recarga devem se atentar às orientações definidas, uma vez que mesmo em garagens que já tenham passado por obras de adequação podem ser vistoriadas. Segundo a norma?
(...)"O licenciamento onde forem constatadas garagens onde haja sistemas de alimentação de veículos elétricos, poderão ser aprovadas com observações para a adequação de instalações dos sistemas necessários..."
De fato, o documento representa um importante avanço para a eletromobilidade, ao estabelecer parâmetros mínimos de prevenção contra incêndios e acidentes, uniformizando diretrizes em âmbito nacional e oferecendo maior segurança jurídica a síndicos, construtoras, administradoras e moradores.
Entre as principais exigências estão:
✔️ Cumprimento integral das normas técnicas ABNT;
✔️ Utilização apenas dos modos de recarga 3 e 4;
✔️ Dispositivos de desligamento manual próximos às estações;
✔️ Disjuntores dedicados e sinalização adequada;
✔️ Regras específicas para novas construções e adequações imediatas em edificações existentes.
Em nosso entendimento, os impactos serão ainda mais significativos para o setor da construção civil. Construtoras deverão ter as diretrizes como premissas de trabalho. E, para os condomínios, a medida implica em planejamento ainda mais estruturado, estudos de carga e de riscos consistentes e maior responsabilidade de síndicos e administradores na correta abordagem para adequação das garagens.
É fundamental destacar: este avanço vem acompanhado de ressalvas técnicas, que exigem análise criteriosa, experiência e execução ainda mais especializada. Por isso, a importância de contar, sempre, com empresas experientes no setor de recarga, que defina soluções sob medida.
Nós, da CARREGAR, estamos preparados! Além de referência no setor, temos nossa origem em obras e gestão de sistemas prediais. Consulte-nos e conte conosco!
A matéria oficial completa e acesso ao material podem ser encontrados diretamente no link: https://ligabom.com.br/cncgbm-ligabom-divulga-diretriz-nacional-sobre-ocupacoes-destinadas-a-garagens-e-locais-com-sistemas-de-alimentacao-de-veiculos-eletricos-save/